Cacto vira doce na terra de Lampião

Matéria : Glauco Araújo Do G1, em Poço Redondo (SE)

Coroa de frade é o ingrediente principal da iguaria preparada por cangaceiros. Sabor é semelhante ao doce de mamão com coco, mas tem um pouco de ardor.
Em Poço Redondo (SE), a receita de um doce está dando o que falar durante as celebrações pelos 70 anos das mortes de Lampião e Maria Bonita. É o doce de cacto. A iguaria é preparada com a coroa-de-frade, planta da família das cactáceas, muito comum na região da caatinga nordestina.
Para quem olha o doce e sabe que é feito de cacto, a impressão inicial não é das melhores, mas assim que as pessoas provam, o sabor do quitute se revela surpreendente. Semelhante ao doce de mamão com coco ou até mesmo com uma cocada mole, tanto na apresentação como no sabor, o doce de cacto é um dos mais procurados na região. Os moradores mais antigos contam que a receita, guardada parcialmente em segredo, foi elaborada por cangaceiros.
Luciana Rodrigues, 25 anos, comerciante instalada na entrada da trilha de Piranhas (AL) para a Grota de Angicos, prepara o doce da seguinte forma: ela lava, tira os espinhos e depois corta a coroa-de-frade em pedaços. Em seguida, Luciana rala o cacto e lava tudo novamente com bastante água. Depois de seco, ela os coloca na panela para cozinhar por cerca de quatro a cinco horas. “O tempo depende da qualidade da coroa-de-frade. A gente já sabe, quando pega uma para fazer o doce, o tempo que vamos demorar para o preparo”, disse. Depois de parcialmente cozido, ela acrescenta o açúcar, a canela em pó e bastante cravo. “É este último ingrediente que dá o sabor um pouco ardidinho no final. Mas nem todos os ingredientes nós revelamos. É segredo de cangaceiro”, brinca a comerciante. Ela também não conta como se descobre o ponto exato do doce, que é servido em porções equivalentes a uma colher de sopa. Cada unidade sai por R$ 0,50. “É o doce que mais vendo aqui. Além dele, também vendemos muito a ‘bala que matou Lampião’, que é feito com doce de leite.”


Comentários

  1. gostaria que alguem mim ajudasse respondendo está pergunta, qual a importancia ecologica dos cactos, pois tenho pesquisado muito e nada econtre sobre impotancia ecologica das plantas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Enxerto Cactos

Cacto mais alto do mundo no Guinness World Record encontrado na Índia

Cactos e Feng shui