Doenças e Pragas em cactos

Em geral, os cactos são de fácil cultivo, mas existem alguns distúrbios que podem ser problemáticos.
  • Ácaro vermelho e uma praga que vive em formação semelhante a teias esbranquiçadas e descora o cacto, tornando-o bronzeado. Pulverize água e álcool se não resolver, aplique um bom acaricida. (Quando a praga já se instalou, use enxofre de 500 mg, na dosagem especificada pelo fabricante. Repita a operação a cada dez dias, durante um mês, para exterminar os ácaros em todas as suas fases).











  • Cochonilha é um pequeno inseto que suga a seiva e enfraquece o crescimento da planta. Retire-o com um palito ou passe um pincel embebido em mistura de água e álcool misturados em partes iguais.









  • Pulgões: existem vários tipos de pulgão, que podem ser pretos, amarelos, rosados ou verdes. Todos eles se reproduzem com bastante rapidez, infestando uma planta da noite para o dia. No momento em que os pulgões começam a se multiplicar, o exemplar pode ser danificado muito depressa. Atacam brotos novos, perfurando-os com um ferrão para sugar a seiva da planta. Os pulgões segregam uma substancia adocicada, que ira cair nas folhas mais baixas, formando um deposito açucarado. Em pouco tempo, a planta fica desfigurada, pois um fungo preto se desenvolve nesses depósitos cristalizados. Limpe as folhas com uma esponja macia, embebida em água e álcool misturados em partes iguais. Se os pulgões persistirem, utilize um inseticida à base de malathion, uma vez por semana, durante três semanas.










  • Podridão basal ocorre quando a base da planta começa a “melar”. Isso acontece por excesso de regas.

Comentários

  1. Oi. Não sei o que está havendo com meu cactus. É um mandacaru, com cerca de 1 metro de altura. Há uma semana está apresentando uma espécie de apodrecimento (ou ficando seco) nos "gomos". A base da planta está normal. Costumo regar a cada 14 dias, por isso acho que não é excesso de água. O que devo fazer? Obrigado,
    Mauricio.

    ResponderExcluir
  2. Grata por me ajudar com a Conchonilha... se elas voltarem volta a buscar ajuda!
    arq_nilce@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que o meu cactus "Coroa de frade" está parasitado pelo inseto Cochenilha farinhenta (Dactylopius coccus). Vi em outro site que devo aplicar óleo mineral (comercializado como Biosoap) para matar o inseto. Porém, vcs citam que a mistura de óleo+água (1:1) resolve o problema, resolve mesmo? Iniciarei com essa mistura para depois (caso não funcione) atacá-los com óleo mineral!!!
    Qualquer outra sugestão, favor me enviar !

    Grata,
    Micheline Donato
    mibiologic@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Enxerto Cactos

Cacto mais alto do mundo no Guinness World Record encontrado na Índia

Cactos e Feng shui